Cinema e Filosofia no contra-turno escolar

Serão escolhidas de duas a três escolas na cidade de Guarapuava, localizadas em bairros da cidade de diferentes classes sociais. Tal escolha se deve ao fato de que dessa forma os bolsistas terão um contato com realidades diferentes do ensino. Uma vez por semana os bolsistas irão às escolas, em dupla, para fazerem uma oficina de cinema e filosofia no contra-turno escolar. Esta atividade dará continuidade a atividade já existente no departamento e que consiste em apresentar aos alunos com dificuldades de aprendizagem filmes que retratem a possibilidade de superação das dificuldades existentes e façam com os mesmos reflitam seus problemas e possam dialogar com seus colegas, tentando encontrar soluções para os mesmos. Cabe ressaltar que a atividade não consiste em uma aula sobre cinema e filosofia, ao contrário disso, o cinema e a filosofia serão utilizados somente como ponto de partida para um diálogo aberto a respeito dos problemas dos alunos, da escola e da sociedade. A atividade se baseia numa idéia de diálogo espontâneo, que surge a partir do cinema e de idéias filosóficas. A filosofia e o cinema se apresentam como forma de fazer com que o aluno enxergue uma saída para os problemas ou, ao menos, seja capaz de encará-los como problema.

Objetivos:

Apresentar aos bolsistas PET o contexto escolar no qual futuramente terão de trabalhar;

Oferecer aos alunos do ensino médio, com dificuldade de aprendizagem, um espaço para fruírem livremente do cinema e da filosofia e discutirem seus problemas a partir deles.

Espera-se que os alunos participantes do projeto compreendam a necessidade de viver relações sadias na família, na escola e na sociedade, resgatem o diálogo com seus professores e despertem para a necessidade da educação, da cultura, do livre pensar e da cidadania.

Despertar a auto-estima e a habilidade de superar problemas;

Estimular o interesse pela filosofia nos alunos do Ensino Médio;

Despertar a cidadania nos alunos do ensino médio e bolsistas/PET através da percepção e tentativa de soluções de problemas pessoais e sociais.

Mês de início: março de 2011