Pesquisa Individual dos Bolsistas
Cada bolsista deve escolher um tema filosófico de seu interesse, sobre o qual fará uma pesquisa individual sob orientação de um dos professores do DEFIL – Departamento de Filosofia da UNICENTRO. Esta atividade é constituída de várias etapas, desde o levantamento bibliográfico, a leitura desses materiais, bem como a produção do texto. O planejamento das atividades da pesquisa ficarão a cargo dos bolsistas e de seus respectivos orientadores.
O tutor apenas fará a supervisão acompanhando a realização da pesquisa e a orientação da mesma por parte do professor orientador. Caberá a este professor orientador acompanhar a pesquisa individual do bolsista, dando a orientação necessária para que a pesquisa evolua. O acompanhamento desta orientação será feito através de fichas de orientação assinadas pelo orientador e que o bolsista entregará semestralmente ao tutor. Será recomendado um encontro com o orientador a cada 15 dias para discutir as questões da pesquisa. Essa atividade será acompanhada pelo tutor que terá a tarefa de cobrar que a orientação realmente aconteça e seja de qualidade.
No início da pesquisa, o bolsista apresentará ao tutor bem como ao grupo PET Filosofia o seu projeto de pesquisa assinado pelo orientador. No decorrer da pesquisa o aluno irá elaborar um texto seguindo os padrões de artigos científicos, de acordo com a ABNT para que se familiarize o quanto antes com as exigências da pesquisa científica. Como resultado de seus estudos e pesquisas, aos bolsistas será exigido que apresentem comunicações, a partir dos textos escritos de suas pesquisas em eventos de filosofia, principalmente na Semana de Filosofia da UNICENTRO e no CONGRESSO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA DA UNICENTRO, realizados anualmente. Além desses eventos, será solicitado aos bolsistas que apresentem suas pesquisas em, no mínimo, um evento externo à UNICENTRO.
A pesquisa individual é uma atividade obrigatória, e representa uma etapa de grande importância na formação acadêmica, a saber, a iniciação científica do bolsista. No caso da filosofia, a pesquisa tem peculiaridades no sentido que adquire um caráter individual forte e indispensável. A atividade possibilita o desenvolvimento das capacidades de pesquisa, o aprendizado da metodologia de pesquisa e a confecção de textos filosóficos para a publicação.